‘Bill’ Bland (William Barbosa Bland)

0-bill-bland-imagemWilliam ‘Barbosa’ Bland (Bill Bland) (28 de abril de 1916 – 13 de março, 2001), foi um britânico marxista-leninista e oftalmologista, conhecido como um grande adepto da linha Hoxhaísta.

Bland nasceu em Ashton-under-Lyne, Lancashire, e estudou na Manchester Grammar School. Seu pai foi diretor de um centro de impressão, mas perdeu o emprego durante a “Depressão”, e Bland teve que deixar a escola para encontrar trabalho aos 15 anos de idade. Depois de uma visita à União Soviética em 1937, Bland migrou para a Nova Zelândia em 1938-1939. Ele voltou para a Inglaterra em 1950.

Antes de se tornar uma das principais figuras do movimento “antirrevisionista” no Reino Unido, Bland era um membro do Partido Comunista da Nova Zelândia e do Partido Comunista da Grã-Bretanha.

Bland considerava que Mao Tsé-Tung possuía desvios de esquerda, alçando Enver Hoxha como um verdadeiro marxista-leninista. Sua posição se firmou com a cisão sino-albanesa, e Bland criou a Liga Comunista da Grã-Bretanha.


LIVROS & ESCRITOS

1991 – Stálin e o culto à personalidade, o que há de verdade?

Anúncios