O Sindicato precisa lutar pela superação do sistema (por Andrey Vitor)

Sindicalistas que estão aguerridos na luta contra a superexploração do trabalhador e a perca de direitos que consiste na atual conjuntura, não esqueçam que a luta pelo salário melhor é um ciclo que se repete dentro do sistema capitalista, e que a única solução para este problema é a superação completa do sistema.

O sindicato mais combativo, mais radical, se não levantar a bandeira da superação do sistema, apenas vai estar compactuando com a falsa ideia da existência de um capitalismo não selvagem ou um capitalismo humanizado por vezes pregado pelos sociais-democratas onde a exploração do trabalhador é aceitável.

Compactuar com essa lógica, apenas fazendo lutas em momentos de inflação, crises ou de perca de direitos, é lutar por uma realidade eternamente instável e que cada vez mais torna exaustiva a luta trabalhista.

Enquanto o salário dos trabalhadores sobe por uma longa escada onde cada degrau é conquistado com muita luta, o lucro dos patrões sobe pelo elevador da exploração que os parasitas burgueses obtêm através da mais-valia.

A solução é “expropriar os expropriadores”. É erradicar a exploração pela raiz.

Não quero ser clichê mas tenho que repetir a celebre frase: os trabalhadores não tem nada a perder, a não ser os seus grilhões!

Andrey Vitor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s