95 anos de qual Partido Comunista? (por B. Torres)

Sabe a polêmica em torno dos 95 anos da fundação do PCB (Partido Comunista do Brasil)? Podemos resumi-la a seguinte questão:

PCB_fundacao

A sigla que queira reivindicar como o verdadeiro herdeiro de PCB de 1922, faça-o somente quanto estiver à altura do partido que chegou a liderar mais de trezentos mil trabalhadores, e que dirigiu o levante de 1935. Quando a sua sigla estiver a essa altura, este partido (seja lá qual nome o tenha) será o legítimo “herdeiro” da sigla de 1922.

Enquanto isso não ocorrer, não tem nem pra que discutir.

Isso é só para entenderem que não é uma simples questão de nomenclatura, de maioria numérica ou de quem “reivindica mais” o legado.

O Partido Comunista não é uma mera agremiação, um partido que realiza ações e reuniões, ele é, na verdade, uma necessidade histórica-social. Um instrumento do “avançar” da roda da história, uma ferramenta da emancipação da humanidade.

Isto, meus senhores, é sobretudo uma questão histórica. E na atualidade, por ora, a história não provou ainda quem é digno deste legado.


13151765_1738868329687644_4872040907970759605_nB. Torres é militante do NP (Nova Pátria) e coordenador de estudos do CMNE. Costuma abordar o Movimento Comunista Internacional, o Marxismo-Leninismo, a Realidade Brasileira e o Nacionalismo de esquerda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s