Algumas características do fascismo

O discurso do fascismo contra o capitalismo e a democracia liberal nasce no exato momento do início do seu fracasso (as consequências do fim da primeira guerra e a quebra de 29 foram fundamentais para isso) e com o avanço dos comunistas em diversos países do mundo. Não é a toa que o ”bolchevismo”e a revolução soviética foi temida por todas as forças politicas no século XX.

itc3a1lia-fascista-620x350

Por conta disso é necessário um antagonista que esteja preparado para confrontar o dito ”perigo vermelho” representado não só pelos partidos comunistas, mas pelas organizações operárias e camponesas de um modo geral. Dai nasce a base do discurso:

1° Essencialmente antiliberal, ou seja, rejeita o modo de ação de parte dos capitalistas, principalmente dos especuladores e alguns movimentos os latifundiários também. Isso não significa que de forma homogênea tenham defendido a expropriação de toda a burguesia, socialização dos meios de produção, organização operária e camponesa.

Geralmente as propostas de contraposição ao capitalismo era o ‘’Estado corporativo’’, ‘’sindical’’ etc. O que em maior ou menor medida defende a conciliação capital e trabalho (mesmo sendo de maneira menos ‘’ortodoxa’’ do que é feito atualmente pelas organizações continuadoras desse legado).

2°Essencialmente anticomunista; combatendo ideologicamente (materialismo, ateísmo) e fisicamente os marxistas, seus partidos e organizações operarias. Numa tentativa de intimida-los para ter um maior controle ‘’operacional’’ das ruas e respectivamente dos movimentos políticos.

Porque os social-democratas e socialistas (do tipo reformista) por sua condição eleitoral e institucional foram inicialmente os primeiros alvos, acovardados, o avanço ocorreu posteriormente para as organizações revolucionárias. O resultado? Muitos confrontos, mortes e disputa pelas ruas.

As organizações representantes da 3° via crescem na medida em que o sistema democrático e capitalista entre em crise e se desintegra. Existem diversas composições e discursos, mas costumam manter uma base de alguns princípios históricos, como apontados acima

Vinicius Fernandes, do blog autoral “Análise Vermelha“.


sobre-vinicius-fernandes

Anúncios

Um comentário sobre “Algumas características do fascismo

  1. Estou genuinamente curioso para saber qual é a conexão entre o ateísmo e o discurso anti-comunista, seria possível explicar a relação?.

    Ps. Os artigos são revisados antes de serem publicados?. Este artigo contém erros ortográficos, gramáticos e de formatação.

    Boa Noite

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s