“Lenin, o orador”

Quando Lenin subiu à tribuna e pronunciou a palavra “camaradas” com o “r” muito suave, acreditei que não era um grande orador. Mas passara apenas um minuto e eu, como todos os demais, fomos “absorvidos” pelo seu discurso. Pela primeira vez escutei que se podia falar sobre complicadíssimos problemas políticos com tanta simplicidade. Este orador não se esforçava em fazer frases pomposas. Pelo contrário, parecia oferecer cada palavra sobre a palma de sua mão, empregando-a com assombrosa facilidade em seu sentido exato.

Seria uma dura tarefa transmitir a excepcional impressão que produziu. Seu braço estendido estava em frente, com a palma da mão um pouco voltada para o lado, como se a apoiasse em cada palavra, citando as frases do adversário e refutando-as com argumentos de peso, com provas do direito e do dever da classe operária de prosseguir pelo seu próprio caminho e não a ir reboque – nem sequer ao lado – da burguesia liberal.

Tudo isto estava fora do comum e Lenin o dizia como se não falasse por si mesmo, mas sim realmente pela vontade da história. A coesão, a finalização, a justeza e o vigor de sua palavra, toda ela na tribuna parecia uma obra de arte clássica daquelas que não falta qualquer detalhe e tampouco sobra nada, sem defeitos, e, se os têm, são quase imperceptíveis por serem tão naturalmente necessários como os olhos na face ou os cinco dedos nas mãos.

Lenin falou – com respeito ao tempo – muito menos que os oradores que o haviam precedido, mas a impressão foi muito maior, e não fui o único que o sentiu, porque atrás de mim se escutava um sussurro de entusiasmo: “fala Lenin…” E realmente assim era, cada argumento se desenvolvia por si mesmo, por sua força interior.

Por Máximo Gorki, publicado no jornal “A Classe Operária”, nº 149, novembro de 1948. Encontrado no NOVA CULTURA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s