Fidel Castro, Mandela e a luta contra o Apartheid

Eu vi pan-africanistas pós-modernos seguidores de Carlos Moore acusando Fidel de ser assassino de negros em Cuba (eles acham que todos marxistas eram brancos e racistas e nem sabem que a maioria da população é negra ou parda em Cuba, 51% são “pardos”, 11% negros) e que não sentiam nada pela morte dele.

Manjam tanto de história da África que nem sabem que Fidel Castro foi responsável direto (VÀE: um dos responsáveis) pelo fim do Apartheid na África e da derrota das forças racistas do Apartheid em Angola.

Mandela mesmo sempre considerou ele como um amigo e sempre saudou ele como herói merecido. Pois, enquanto Thatcher o chamava de terrorista ao apertar as mãos de Pinochet, Cuba era um dos poucos países que acreditava nele, em seus ideais socialistas e em sua libertação da Ilha de Robben das garras do regime criminoso sul-africano.

Termino esse pequeno texto com as palavras do próprio Mandela em Havana, em 1991, a ocasião era o 38º aniversário da Revolução Cubana:

“O povo cubano tem um lugar especial nos corações do povo da África. Os internacionalistas cubanos fizeram uma contribuição para a independência da África, liberdade e justiça inigualáveis pelo seu caráter altruísta e de princípios – Nós na África estamos acostumados a sermos vítimas de países querendo talhar nosso território ou subverter nossa soberania.

É incomparável na história africana de ter outras pessoas se erguerem pela defesa de um de nós – A derrota do exército do Apartheid foi uma inspiração para o povo sofredor na África do Sul! Sem a derrrota de Cuito Cuanavale nossas organizações não deixariam de ser proibidas! A derrota do exército racista em Cuito Cuanavale fez com que fosse possível para mim estar aqui hoje! Cuito Cuanavale foi um marco na história da luta pela liberação sul-africana!”

— Gabriel Faraco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s